Martin e Tolkien - criadores de mundos.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Boa tarde gente.
            Neste post vou falar um pouco - de maneira breve - sobre dois autores fantásticos: John e George. Conhecem? Tenho certeza que sim. Vamos falar de Tolkien e Martin, os autores de Senhor dos Anéis e Crônicas de Gelo e Fogo, respectivamente. Essas são as obras mais conhecidas de ambos é claro, porém não podemos esquecer de O Hobbit e A Morte da Luz e de tantos outros trabalhos que os dois fizeram.









            Resolvi fazer o post para falar do que tantos dizem por aí "Martin é o Tolkien americano" e sobre as - estúpidas - comparações feitas entre a Saga Do Senhor dos Anéis e Crônicas de Gelo e Fogo.

            Claro, é natural comparar obras literárias quando ler é parte da rotina e tudo mais. Eu particularmente adoro comparar, mas não de maneira pejorativa. Gosto de fazer essa comparação para entender melhor cada autor. 

            Particularmente acho que Martin e Tolkien não tem tantas coisas comuns assim. 

            Ambos criaram obras literárias admiráveis e também mundos e idiomas. Acredito que esse seja o ponto mais parecido entre eles. Acho ridículo as pessoas que lêem Martin esperando encontrar um Tolkien ou vice versa. 
           Se você gosta de Senhor dos Anéis, pode perfeitamente não gostar de Crônicas de Gelo e Fogo. Ambos envolvem fantasia - dragões, criaturas desconhecidas e tudo mais - porém enquanto nas obras de Tolkien temos bem definido o bem e o mal, nas histórias de Martin (falo das Crônicas de Gelo e Fogo) a linha entre "o lado negro da força" e os mocinhos é extremamente difícil de ser definida e sabem por quê? Por que enquanto Tolkien narra sua história de um único ponto de vista Martin alterna entre diversos personagens, cada um com suas justificativas, seus princípios e prioridades. 

           Vou dar um exemplo: A Rainha Cersei (Martin) é uma ótima personagem, super bem construída e é amada e/ou odiada. No meu caso, eu amo ela. É uma das minhas favoritas. É uma mulher poderosa que faz de tudo para manter a honra de sua família e proteger seus filhos. Ela pode não fazer isso da melhor e mais correta maneira, porém ela é poderosa e nada pode impedí-la. Porém, para os Starks- na visão dos mesmos, digo - ela é a vilã de certa forma. Mas quando temos a oportunidade de ler o capítulo dela vemos quais são seus motivos. Assim como os outros personagens considerados do "bem" e do "mal". Todos eles, em algum momento da trama terão que fazer escolhas entre cominhos mais ou menos dignos e honrados para proteger seus princípios, por isso há tantas traições e reviravoltas.

          Martin é mais complicado de ler do que Tolkien, eu arriscaria dizer ainda. Martin é mais político, digamos assim. Criou um mundo onde tudo que é "sujo", desonroso e etc vive lado a lado com os amores, juramentos e políticas de hospitalidade. Enquanto Tolkien vai tecendo sua trama apocalíptica - já que caso Frodo não destrua o Um Anel, Terra Média será dominada pelas forças do mal - de uma maneira bem descritiva e até poética.
Alguns pontos em comum entre as duas sagas: 

- batalhas medievais 
- dragões
- wargs
- anões (não do mesmo tipo, mas mesmo assim anões)
- criaturas bizarras
- magia
e é claro
canções que contam histórias.

          Apesar das semelhanças, não se pode esperar que os dois autores sejam iguais. Martin é cansativo para quem não curte descrições longas e vários personagens, porém vale realmente a pena ler. Tolkien, bom, li o Hobbit e estou lendo a trilogia do anel. O Hobbit é escrito em uma linguagem mais infantil e fácil de ler, mas também estou achando O Senhor dos Anéis uma leitura realmente tranquila. Claro, não estamos falando de livros simples de ler como Crepúsculo ou os de Meg Cabot (nada contra eles, adoro-os na verdade). 
          Falamos de grandes obras, que no meu caso, me fazem pensar bastante após fechar o livro. Cada pessoa busca uma coisa ao folhear, ler as páginas de um livro. Cada pessoa tem seu gosto. Uns preferem narrativas em primeira pessoa, outras em terceira. Alguns preferem romances outros aventuras. E por aí vai. Há livros para todos os gostos e sempre haverão comparações. Elas são saudáveis até certo ponto. São boas até depreciarem uma obra, até começarem a ofender os outros gostos. Portanto, vamos comparar para ampliarmos nosso conhecimento e não para ofender. 


Acho que é isso gente, deixou um vídeo  bem interessante sobre Crônicas de Gelo e Fogo, uma canção pedindo que Martin escreva logo os próximos livros. Confiram: 

Carol


Fotos retiradas do google. 


2 comentários:

  1. Olá Carol :D
    Adorei o post, gosto bastante de As Cronicas de Gelo e Fogo, ainda não li nada do Tolkien, apesar de gostar bastante dele e só ter visto os filmes :D
    Concordo com vc, as narrativas tem algumas semelhanças, mais em nada são iguais ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos feliz que tenha gostado do post. Tentamos mostrar que são dois autores ótimos, mas não iguais. Recomendo Senhor dos Anéis, acho que você irá gostar.

      Excluir

Blog contents © Literaclub 2012. Blogger Theme by Nymphont.