Um livro exótico: O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças peculiares

sábado, 30 de março de 2013

Talvez muitos nunca tenham escutado falar nesse livro, eu mesma nunca tinha visto até sair em busca de algo para usar meu vale presentes da Saraiva.

Fiquei em dúvida entre Bruxas de Salém e O orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares.
Enfim, não me arrependi. Devorei o livro em menos de dois dias. É um livro que mistura fantasia, terror,história e romance. Aliás, parece que os direitos autorais já foram comprados para que haja uma adaptação cinematográfica, e pelo que eu me lembro, é o maravilhoso diretor Burton que vai dirigir. Eu realmente adoraria que fosse, e as criaturas são de certa forma bizarras e encantadoras. Tim é realmente perfeito para fazer este misto criar vida nas telonas. Fico muito entusiasmada com o lançamento. O filme começará a ser produzido em 2013. Mas vamos ao que interessa: o livro.

Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo.




Vamos por parte. Primeiro a arte gráfica. Um grande trunfo de todo livro é sem dúvida, a capa e a Leya novamente caprichou (como todas as vezes). Mas não é apenas a capa que chama a atenção. O livro tem entre os capítulos e etc imagens super curiosas que vão sendo explicadas no decorrer da leitura. (Não que eu tenha esperado para olhá-las só depois de ler então fiquei tentando adivinhar). Pelo título já dá para relacionar com as crianças peculiares, afinal, cada foto é mais estranha que a outra. Vejam algumas abaixo: 








           Fica um pouco complicado de enxergar os detalhes aqui no post, mas eles são muitos quando se tem o livro em mãos. A garota invisível, a menina "planta" e por aí vai.
           A história é narrada por Jacob, um garoto que tem grande admiração pelo avô, Abraham Portman. O bom velhinho vivia contando sobre suas aventuras, histórias de guerras e sobre um tal orfanato cheio de crianças com poderes especiais para Jacob quando ele ainda era criança. Com o passar dos anos, o garoto deixa de acreditar nesses contos.
               Certo dia, Jacob vai para casa de seu avô e encontra tudo revirado, quebrado. Ao correr para a mata atrás da casa, encontra Abraham  morto. Depois disso o garoto fica imerso em seu próprio mundo e está decidido a descobrir tudo sobre a tal ilha da qual seu avô tanto falava, e é claro, sobre o Orfanato. 
             A partir daí muitas coisas surgem. Nada é o que parece ser. Quando se vai lendo, você acredita já saber o que vai acontecer, mas não. Tudo se mostra cada vez mais fantástico. 
              O mundo de Jacob, a ilha, o orfanato são realmente fantástico e peculiares. É um mergulho profundo em uma história que mescla Segunda Guerra mundial, raros poderes e paixões antigas e novas. É algo tão diferente que não me impressiona Tim Burton querer adaptar. 
            O livro tem um final bem aberto e não consegui entender se ele terá ou não uma continuação, porém é maravilhoso lê-lo. 
            O autor americano Ransom Riggs realmente me surpreendeu. Eu nunca tinha escutado falar neste livro, mas ele sem dúvida superou minhas expectativas a cada parágrafo. 
            Espero que vocês gostem tanto quanto eu. 

Desculpem pela demora no post, realmente meus horários livres estão reduzidos a pequenas parcelas e me divido para postar aqui e na página.

Até o próximo post gente!

Carol

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Literaclub 2012. Blogger Theme by Nymphont.