As Crônicas de Gelo e Fogo - Parte II: Apresentando casas e personagens

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

 Bom tade gente, para começar a semana em grande estilo o primeiro post de hoje é a continuação do Especial Crônicas de Gelo e Fogo. 
Vamos lá? 



Crônicas de Gelo e Fogo - Parte II: Apresentando as casas e personagens  






        Primeiro, vamos colocar as casas e os personagens principais que iremos apresentar para depois explicar melhor. Se tem uma coisa que uma pessoa que vai ler a série de Martin deve saber é que há uma imensa quantidade de personagens com os mais diversos nomes e para quem não tem memória fotográfica, isso pode ser um pouco demorado, mas como brasileiro nunca desiste...

        Lembrando que estamos colocando a situação de cada personagem conforme a primeira aparição na série, porque muitos morrem, viram senhores, "desviram", casam e tudo mais, porém não queremos dar spoilers - pelo menos não gigantescos. 
        E colocaremos também os nomes dos bastardos de cada região. 



Casas: Stark, Lannister, Baratheon, Arryn, Tyrell, Martell, Tully, Targaryen, Frey, Bolton e Greyjoy.

Personagens: Eddard Stark, Catelyn Tully, Jon Snow, Arya Stark, Brandon Stark, Robb Stark, Sansa Stark, Tyrion Lannister, Jaime Lannister, Cersei Lannister, Robert Baratheon, Stannis Baratheon, Daenerys Targaryen, Sor Barristan Selmy, Petyr Baelish, Varys, Theon Greyjoy, Arianne Martell, Davos Seaworth, Roose Bolton e muitos outros.

Territórios: Os Sete Reinos, são divididos entre: o Reino do Norte, o Reino do Vale, o Reino das Ilhas de Ferro, o Reino do Rochedo, o Reino da Campina, oReino das Terras da Tempestadee oReino de Dorne. Outros continentes: Essos, Valiria e Sothoryos. 



         As Casas são feitas de certa forma em ordem, de acordo com o sistema de divisão de territórios que Martin criou, é parecido com um sistema feudal, onde existem os Lordes que mandam na terra e os Vassalos que cuidam dela.
         Os territórios são todos pertencentes ao Rei no Trono de Ferro, as terras unificadas de Westeros, elas são controladas por algumas famílias/casas: O Norte, comandado pela Casa Stark; O Vale, Comandado pela casa Arryn; As Ilhas de Ferro, Comandado pela Casa Greyjoy; O Rochedo, Comandado pela casa Lannister; A Campina, comandado pela casa Tyrell; As Terras da Tempestade, comandado pela casa Baratheon; As Terras do Rio, comandado pela casa Tully  e Dorne, comandado pela casa Martell. 
      Desses Territórios, personagens de outras casas pequenas e grandes aparecem ao decorrer da historia e cada um tem a sua importância. Os personagens principais vem das grandes casas. Uma casa extinta  em Westeros é a Targaryen, mas tem grande importância, com seus personagens exilados que se dizem os verdadeiros Reis de Westeros pois tiveram seu trono "roubado" pelo rei Robert Baratheon.

 

      Bom, primeiro é preciso dizer que Martin, deu uma atenção maior nos três primeiros livros à Casa Stark - de Witerfell - (os que receberam mais atenção foram sete personagens - um número abençoado em Westeros), à casa Lennister - do Rochedo - e Baratheon - das Terras da Tempestade. 
Apresentaremos  a seguir as casas, seus lemas, brasões e personagens. 


Casa Stark
O inverno está chegando
Brasão: Lobo Gigante cinza em fundo branco


  •      O Lorde: Eddard Stark(ou Ned), pai de seis filhos sendo um, bastardo. 
  •      A Senhora de Winterfell: Catelyn Tully, mulher de Eddard e mãe de cinco filhos com ele. 
  •      O Herdeiro: Robb Stark, filho mais velho de Ned e Cat treinado para ser um lorde, um bom homem. 
  •      O Passarinho: Sansa Stark, descrita com uma beleza encantadora, uma flor sonhadora a desabrochar.    
  •      A Encrenqueira: Arya Stark (Arya- cara de cavalo e tantos outros nomes no decorrer da série), é a garota que todos tentam transformar em uma dama, mas que nasceu para segurar uma espada. 
  •      O sonhador: Brandon Stark, conhecido como “Bran”, um garoto que tem mundos a descobrir e adora escalar os telhados de Winterfell.
  •      A Criança: Rickon Stark, um garoto que poucas vezes tem atenção dentre os livros, pois é muito pequeno para isso. 
  •     O Bastardo: Jon Snow, com o sonho de ser um Patrulheiro da Noite e por acaso um dos personagens mais interessantes. 
  •    Ainda há  Theon Greyjoy, protegido de Ned, é o legítimo senhor das Ilhas de Ferro, mas já está há tantos anos na tutela de Winterfell que já é considerado quase como um lobo.
Nome de Bastardos do Norte: Snow
Da esquerda para direita: Bran, Sansa, Robb, Ned, Cat, Rickon. 
Atrás da direita para esquerda, Jon e Theon.



Casa Lannister
Ouça-me rugir
Brasão: Leão dourado em campo carmesim 




        Outros três personagens que são muito importantes e poderosos são os irmãos Lannister sendo dois  deles gêmeos e um anão. 

  • O Regicida: Jaime Lannister, guarda real e um dos melhores Cavaleiros do reino. 
  • A Rainha: Cersei Lannister, casada com Rei Robert e uma linda mulher, gêmea de Jaime. 
  • O Duende: Tyrion Lannister, o irmão de duas belas pessoas, mas uma das pessoas mais feias do mundo e mais inteligente também. (Ele é um dos meus personagens favoritos, talvez perdendo apenas para Jon Snow- Pablo)
  • O Pai: Lorde Tywin Lannister é o Senhor de Rochedo Casterly e protetor do leste. Pai dos gêmeos Cersei e Jaime, e do Duende Tyrion. Um dos senhores mais poderosos e ricos.
Nome de Bastardos do Rochedo: Hill

Da esquerda para direita: Tyrion, Jaime e Cersei


Casa Baratheon
Nossa é a fúria 
Brasão: veado coroado em fundo dourado



  •        O Rei: Robert Baratheon é um grande homem e quando falo grande quero dizer de tamanho, pois suas habilidades de guerra e sua vontade desapareceram logo depois sua rebelião terminar e ele nomear seu grande amigo e considerado um pai para ele, Jon Arryn a Mão do rei (era ele que governava enquanto Robert aprontava, mas Jon morre antes mesmo de nós leitores o conhecermos). 
  •      O Justo: Stannis Baratheon, terá mais destaques a partir do segundo livro, mas no início da série participa do pequeno conselho de Robert como Mestre de Navios. É o irmão do meio.
  •     O Belo: Renly Baratheon, irmão mais novo de Stannis e Robert é um homem bonito e carismático, Lorde de Ponta Tempestade
  • O Rei Menino: Joffrey Baratheon, supostamente filho de Robert com Cersei, senta-se no trono com apenas 13 após o pai morrer. É cruel e impulsivo. 


Nome de Bastardos de Terras da Tempestade: Storm


     A rebelião de Robert levou a muitas mortes e dúvidas, mas de uma coisa é certa: Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys estão do outro lado do mar estreito e querem a sua herança, os Sete Reinos de Westeros; o trono que lhes foi usurpado...


Casa Targaryen - exilados
Fogo e Sangue
Brasão: dragão vermelho de três cabeças em fundo negro


  • A Filha da Tormenta: Daenerys Targaryen, ainda pequena foi levada de Westeros depois da rebelião de  Robert. 
  • O Rei Pedinte: Viserys Targaryen, irmão de Dany, o que mais deseja é seu trono de volta. 
Nome de Bastardos das Terras Reais (Porto Real): Water


Casa Arryn
Tão alto como a honra
Brasão: uma águia e o quarto crescente, brancos, sobre um campo azul- celeste

             Bom, na verdade, somos apresentados apenas a dois personagens vivos da casa Arryn. Lysa - membro por matrimonio - e Robert Arryn, filho do lorde Jon Arryn, a mão do rei. Porém, Jon mesmo já morto no início do primeiro livro, se torna uma importante parte de história e sua morte revelará muitas conspirações que só são reveladas mesmo n'O Festim dos Corvos. Por esse motivo, iremos abrir uma exceção e colocar um personagem morto na nossa apresentação básica. 

  • O Protetor: Jon Arryn, o senhor do Ninho da Águia é escolhido para ser a Mão do Rei Robert após a rebelião. Teve três esposas, com as duas primeiras não teve filhos, já com a última, Lysa, teve um pequeno menino. Morreu antes do primeiro livro deixando sua mulher viúva. 
  • O Herdeiro: Robert Arryn é um garoto frágil, cruel e super mimado pela mãe, Lysa. Aos seis anos, quando apareceu pela primeira vez no livro, ainda mamava no peito da mãe. Ganhou essa nome em homenagem ao Rei Robert. 
  • A Terceira Esposa: Lysa Arryn, uma Tully que se casou contra sua vontade com Arryn e nunca aceitou verdadeiramente este fato.

Nome de Bastardos do Vale: Stone

Casa Grejoy
Nós Não Semeamos
Brasão: uma lula gigante dourada, em campo negro

Os Greyjoy são sempre muito excluídos dos acontecimentos em Westeros, mas no norte e no oeste toda a costa ainda tem medo ao ver as cores da casa Greyjoy, em um de seus Dracares. 


  • O Rebelde: Lorde Balon Greyjoy, senhor de Pyke, ele foi um Homem que se rebelou ao reinado de Robert Baratheon, Balon não participou em nenhum lado na Rebelião de Robert Baratheon e depois da rebelião, se declarou Rei das Ilhas de Ferro, mas ele não conseguiu, pois as forças do Norte e do Sul se uniram mais uma vez e assim Balon caiu e seu herdeiro foi levado como refém dos Starks, para que ele soubesse que não deveria se rebelar.    
  • O Herdeiro: Theon Greyjoy, protegido de Ned, é o legítimo senhor das Ilhas de Ferro, mas já está há tantos anos na tutela de Winterfell que já é considerado quase como um lobo.
  • A Irmã: Asha Greyjoy, é a irmã de Theon, ela é uma ótima guerreira, e muitas vezes trocou seus vestidos pela cota de malha.
  • O Capitão: Victarion Greyjoy é o irmão de Balon e Capitão das tropas de ferro e leal a seu irmão e ninguém alem dele.
  • O Afogado: Aeron Greyjoy é chamado de “Cabelo Molhado”, ele é um Greyjoy, mas deixou muito de lado para virar um fiel servo do Deus Afogado.
  • O Exilado: Euron “Olho de corvo” Greyjoy, ele aparece apenas depois de muitos fatos terem ocorrido na serie, mas pode se dizer que ele é muito importante e poderoso, mas acima de tudo isso, ele é um homem muito misterioso.


Casa Martell 
Insubmissos, não curvados, não quebrados
Brasão: um sol, atravessado por uma lança, em campo laranja



Em Dorne, temos a casa Martell (uma das que eu, Carol, mais gosto). São descendentes da rainha Nymeria. 
Arianne Martell

  • Príncipe de Dorne: Doran Nymeros Martellsenhor de Lançassolar
  • A Víbora Vermelha: Oberyn Nymeros Martell
  • As Serpentes da Areia: Obara Sand, Nymeria Sand, Tyene Sand, filhas bastardas de Oberyn que têm certo poder na corte de Dorne. Guerreiras fortes e mortais.
  • A Herdeira: Princesa Arianne Martell é a filha de Doran e sua esposa, herdeira de direito do trono. Grande amiga das Serpentes de Areia, é uma mulher aventureira, linda, e feroz. 




Nome de Bastardos de Dorne: Sand

Casa Tully

Família, Dever, Honra
Brasão: Truta saltante prateada sobre paletas onduladas nas cores azul e vermelho 
Lysa Tully
  • Senhor de Correrrio: Hoster Tully, pai de Catelyn, Edmure e Lysa é o Senhor de Correrrio e  Senhor Supremo do Tridente. 
  • O Peixe Negro: Brynden Tully é irmão do Senhor de Correrrio, um guerreiro habilidoso e solitário. Conhecido também como Cavaleiro do Portão, seu brasão é o tradicional da casa Tully exceto pelo fato da truta ser negra. 
  • O Herdeiro: Edmure Tully, filho mais novo de Hoster Tully com sua mulher, é o herdeiro de Correrrio. 
  • A Senhora Coração de Pedra: Catelyn Tully, senhora da Ned Stark, estava prometida ao irmão do mesmo Brandon, porém quando este foi morto pelo Rei Louco. 
  • A Senhora do Vale: Lysa Tully, filha do meio de Hoster Tully, senhora do Vale após se casar com Jon Arryn vários anos mais velho. Tem um filho chamado Robert, o qual o trata como um bebê.  



Nome de Bastardos das Terras Fluviais: Rivers 

Casa Tyrell
Crescendo Fortes
Brasão: Uma rosa dourada em campo verde-relva



A casa Tyrell antes do reinado de Aegon era uma pequen casa juramentada a uma outra casa já extinta.  Dentro do reinado de Aegon, o conquistador, eles viraram os senhores da campina, com sede em Jardim de Cima.


  • ·         O Senhor da Campina: Lorde Mace Tyrell é o senhor de toda Campina, o Lorde de Jardim de Cima, Chefe da segunda casa mais rica de Westeros, Dono de um dos maiores exércitos do Sul. Mace é casado com  Alerie Hightower e com ela teve quatro filhos, mas apenas dois são importantes na trama. 
  • ·         O Galante: Sor Loras Tyrell é uma dos maiores guerreiros de toda Westeros, ele tem o sonho de servir a guarda real e é um leal servo de Renly Baratheon.
  • ·         A Maria Chuteira: Margaery Tyrell, uma linda garota que é apenas uma peça dos Tyrell, nesse incrível Jogo de Tronos. 
  • ·         A Rainha dos Espinhos: Olena Rainha dos Espinhos Redwyne, a mãe de Mace Tyrell não recebe esse apelido por nada, na verdade ela é uma manipuladora incrível, uma pessoa que parece frágil, mas que pode lhe causar um estrago inestimável. 


Nome de Bastardos da Campina:  Flowers 


Casa Bolton
Nossas lâminas são afiadas
Brasão: Um homem esfolhado sobre um fundo rosa, com gotas de sangue


A Casa Bolton é muito temida, mas pouco respeitada. Eles tem uma grande tropa em seu poder e são juramentados aos Starks de Winterfell.

  • O Nortenho Temido: Roose Bolton, ele é um dos vassalos do norte, atrás apenas de apenas os Umber e seus legitimos senhores Starks, eles são uma casa forte e temida como o próprio estandarte deles mostra, um homem esfolado e o nome de seu Castelo o Forte do Pavor.
  • O Bastardo Insensato: Ransay Snow, ele é o filho bastardo de Roose Bolton, mas é muito perigoso, podemos dizer que ele é meio louco e adora esfolar pessoas.



      Bom gente, acho que é isso. Estes são, é claro, os primeiros principais personagens, pois  eles aumentam de número a cada livro, mas não apenas os principais.
      Parece que Westeros inteiro tem seus habitantes nomeados no decorrer da série. São tantos personagens com tantas religiões, culturas, habilidades e tudo mais. As vezes somos apresentados a personagens que já morreram, mas que fazem parte fundamental da trama, como Aegon Targaryen, Rickard Stark (pai de Ned), Jon Arryn e tantos outros. 
     A cada parágrafo somos apresentados a novos personagens, novas casas, novos territórios. Personagens que se denominam Reis e Príncipes, alguns atrás de donzelas, alguns de dinheiro, outros de gloria, mas poucos estão atrás de honra e dever, e muitos do que se dizem honrados, na verdade não cumprem seus votos.  

     Cada personagem é muito importante na trama, por isso fica tão difícil falar deles, ainda mais sem dar spoiler. Cada um faz parte do jogo dos tronos, embora não sejam grandes senhores sofrem da mesma maneira. Como perguntaria Varys "Por que são sempre os inocentes a sofrer mais, quando vocês, os grandes senhores, jogam o jogo dos tronos?


    Aguardem a terceira parte do especial e conheçam o ENREDO DOS CINCO LIVROS. Com certeza isso será demorado e ainda mais complicado do que fazer esta parte que acabamos de apresentar. Mas esperamos que gostem. Prevemos o post para quarta-feira, mas avisaremos caso haja uma necessidade maior de tempo. 

2 comentários:

  1. obrigado pelas descrições, muito bom, adequado e fiel.

    ResponderExcluir
  2. Adoro os personagems. Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do a a Guerra dos Tronos , estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. E é fechar a temporada seguinte e não pode esperar. Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

    ResponderExcluir

Blog contents © Literaclub 2012. Blogger Theme by Nymphont.